Os oceanos cobrem 71% da superfície do planeta, e ainda hoje são pouquíssimo explorados. Talvez por serem considerados tão misteriosos ainda exista tanta incerteza quanto ao mergulho.
Estamos aqui para quebrar esse paradigma, te trazendo 5 motivos pelos quais mergulhar, é sim, seguro!
1. Você receberá um treinamento adequado
Uma boa escola e operadora de mergulho irá explicar tudo sobre o uso dos equipamentos e para que serve cada item.
Você terá noções de fisiologia, entendendo o que acontece com seu corpo quando você mergulha, e também vai aprender todas as medidas de segurança que devem ser adotadas.
Ou seja, vai estar pronto para dominar o mundo aquático.
Esse treinamento pode ser menos aprofundado, para aquelas que buscam a experiência do mergulho recreativo; ou mais aprofundado, com aulas teóricas e práticas, para quem quer obter o certificado de mergulhador autônomo.
Na Oceano Sub, você ainda possui a vantagem de, além de receber um treinamento adequado, se beneficiar de um atendimento personalizado, que respeita os limites e o tempo de aprendizado de cada um.
2. Os equipamentos passam por revisão frequentemente.
Os equipamentos utilizados no mergulho, ao serem produzidos, passam por vários testes para suportar a pressão da água e condições adversas.
Além disso, na Oceano Sub, todos eles precisam passar por revisões frequentemente, sendo acondicionados em local adequado para a sua preservação.
Esses equipamentos vão fazer todo o trabalho por você para que possa respirar embaixo d’água. Eles podem parecer super pesados fora d’água, mas dentro dela, você nem vai lembrar que existe!
Para aprender mais sobre equipamentos de mergulho, é possível fazer o curso de Especialista de Equipamento PADI na Oceano Sub. É um curso teórico e prático, onde se pode aprofundar os seus conhecimentos sobre cada equipamento e suas variedades.
3. Protocolos de segurança são adotados de forma rígida.
Ao mergulhar, os profissionais envolvidos devem seguir medidas de segurança como: respeitar os limites de profundidade, checagem dos equipamentos, quantidade de ar, tempo, limite de velocidade ao subir, entre outros.
Tudo isso torna essa atividade uma prática mais segura.
4. Você nunca irá mergulhar sozinho!
Essa é uma das regras primordiais do mergulho. Eles são sempre realizados em duplas (podendo ser realizados em trios em caso de grupos com número ímpar). O importante é que sempre haverá alguém de confiança, responsável por auxiliar no mergulho.
5. É obrigatória a presença de um profissional, instrutor ou divemaster!
Sempre vai haver um profissional do mergulho te acompanhando (a não ser que você seja um mergulhador certificado e opte por não querer).
Esse profissional, que pode ser instrutor ou divemaster, possui conhecimento sobre o local do mergulho, pontos de interesse, as melhores maneiras de entrar na água, etc. Seu papel é garantir a segurança durante essa experiência incrível, e fazer você se “sentir em casa”.
Obs.:Mesmo optando pelo não acompanhamento de um profissional de mergulho, é importante perguntar ou receber orientações para um melhor planejamento.
* INFORMAÇÃO BÔNUS:
Há diversas categorias no mergulho e muitas vezes quando a mídia relata um acidente de mergulho, nem sempre especifica a sua categoria, fazendo uma generalização e criando percepções equivocadas.
Vamos falar um pouco dessas categorias:
- Mergulho de flutuação – também conhecido como snorkeling, o praticante fica “flutuando” na superfície; os equipamentos utilizados são: nadadeiras, máscara e snorkel, opcionalmente pode-se utilizar um colete flutuador e roupa (no caso de águas mais frias).
- Apneia – mergulho realizado prendendo a respiração, a sua única fonte de ar é o ar que está contido no pulmão. Causa de bastante acidentes de mergulho, principalmente quando realizam a técnica de hiperventilação.Mergulho recreativo – mergulho realizado para lazer, em profundidades rasas e sem riscos maiores; uma vez que faz uso de equipamentos com fonte alternativa de ar e deve seguir vários protocolos de segurança.Mergulho técnico – mergulhos que requerem habilidades técnicas maiores, equipamentos especializados e, geralmente, acontece em profundidades maiores ou em ambientes que oferecem perigos maiores, como cavernas, por exemplo.
- Mergulho comercial – são aqueles mergulhos que oferecem um serviço comercial, ou seja, mergulhadores que trabalham em plataformas de petróleo, hidrelétricas, instalação de tubulações, etc; possui um certo risco porque muitas dessas atividades são realizadas em grandes profundidades.
Na Oceano Sub os mergulhos que você pode praticar são os de flutuação e o recreativo, ou seja, os dois tipos de mergulho mais tranquilos, cujo objetivo principal é se divertir!
Ainda ficou alguma dúvida, medo, frustração?
Estamos disponíveis para responder todas as suas perguntas. É só falar com a gente!