Qual é a primeira coisa que vem à cabeça quando pensamos em mergulho? Provavelmente você já imaginou um barco lotado, navegando em águas calmas enquanto a galera se diverte conversando no convés sob um sol escaldante. Seja antes ou depois do mergulho, o calor do verão é muito convidativo para praticar esportes ao ar livre, principalmente esportes aquáticos! Mas, você já imaginou como é uma operação de mergulho no inverno? Longe da agitação que fica o litoral brasileiro no final de ano?
Bom, a gente já! Na verdade, muitos mergulhadores acabam perdendo oportunidades incríveis simplesmente pelo “achismo” de que não é possível mergulhar no inverno, seja por condições de navegação e/ou temperatura da água do mar. O que acontece é que existem sim alguns lugares no Brasil onde durante o inverno a prática de mergulho acaba sendo inviável devido à esses fatores.
Entretanto, felizmente esse não é o caso da nossa região! Aqui em Ilhabela, no litoral norte do estado de São Paulo nós temos condições de mergulho praticamente o ano todo. É lógico que às vezes temos condições de mar ruim, ocasionadas por algum fenômeno climático, mas isso acontece em qualquer lugar. Ao contrário do que acontece mais ao norte do país, onde as condições de navegação se tornam até mesmo perigosas, aqui tudo se mantém normal, além do fato de estarmos localizados dentro de um canal (o que protege ainda mais os pontos de mergulho). E também ao contrário do que acontece mais ao sul, onde a temperatura da água cai muito, aqui ela se mantém em uma temperatura aceitável, permitindo que não soframos tanto com o frio no mergulho.
Apesar dessas condições, existem alguns cuidados que precisamos tomar ao mergulhar durante o inverno, principalmente para não passar frio no mergulho. Neste artigo vamos falar sobre como você pode mergulhar com segurança e muita diversão em qualquer lugar e em todas as estações do ano!
Quais são os equipamentos adequados para não passar frio no mergulho?
Antes de mais nada precisamos falar sobre as roupas de exposição que além de ajudar com a questão da temperatura, também são muito importantes para evitar arranhões e outros machucados. Temos basicamente três tipos diferentes de roupas de mergulho, que nos permitem mergulhar em praticamente qualquer temperatura. Para temperaturas mais quentes usamos as roupas úmidas e para temperaturas mais frias as roupas secas. Entretanto, existem as roupas semi-secas que são para temperaturas intermediárias. O uso de cada um desses modelos vai depender da temperatura da água e também da percepção de cada mergulhador, sendo que algumas pessoas sentem mais frio no mergulho.
Não podemos esquecer dos acessórios que nos ajudam a não passar frio durante os mergulhos. Para evitar perder calor para a água, normalmente utilizamos capuzes, luvas, meias e botas. Todos estes acessórios são importantes porque protegem as extremidades do nosso corpo, fazendo com que o mergulho se torne muito mais confortável. Para se ter uma idéis, aproximadamente 75% da perda de calor durante o mergulho ocorre através da cabeça, então se você nunca mergulhou com um capuz, faça o teste!
Além disso, o que posso fazer para não passar frio na água mais gelada?
Além de se equipar adequadamente, a alimentação também é muito importante. O nosso corpo retira os nutrientes necessários para funcionar dos alimentos que ingerimos. Consequentemente, quanto maior a riqueza nutricional dos alimentos que ingerimos, mais nosso corpo vai funcionar da maneira correta. Como as saídas de mergulho (geralmente) ocorrem no período da manhã, é muito importante fazer um bom café da manhã, com bastante proteínas, carboidratos e gorduras boas. As quantidades e tipos de alimento vão variar de pessoa para pessoas, e aqui entra o papel muito importante dos profissionais da saúde, como nutricionistas, para recomendar e orientar sobre essa questão.
Nos barcos de mergulho, geralmente, as operadoras fornecem lanches para o intervalo de superfície. Aqui só precisamos ficar de olho se não vamos ingerir algum alimento que temos alergia e também para comer demais e fazer o segundo mergulho com dor e mal-estar. Aqui na Oceano sub, além dos tradicionais lanchinhos também levamos uma garrafa de chá nas operações – é muito revigorante sair da água e tomar uma bebida quente!
Qual a vantagem de mergulhar no inverno?
Depois de ler tudo isso você deve estar pensando: “porque eu mergulharia e/ou faria um curso de mergulho no inverno se eu posso esperar até o próximo verão?”. Realmente, o verão parece a melhor época para mergulhar, e não quero dizer que seja ruim. Mas, no inverno as regiões litorâneas ficam muito menos frequentadas pelos turistas e isso traz algumas consequências diretas.
No inverno você não vai enfrentar longas filas no mercado, restaurantes e transportes (como balsas e rodovias). Tudo acaba se tornando vai fácil e simples de fazer, além de ser menos perigoso pelas estradas não estarem lotadas. Além disso, se você é daquelas pessoas que curte pegar uma praia depois do mergulho, durante o inverno você vai ter muito mais privacidade e conseguir aproveitar muito mais com os amigos e famílias, sendo que muito menos pessoas vão à praia nessa época do ano.
E por último – e não menos importante – os preços se tornam muito mais atrativos. Devido à pouca demanda, as pousadas, restaurantes, eventos e até mesmo operadoras de turismo diminuem os preços no inverno. A intenção é atrair as pessoas, e portanto você pode economizar muito se planejar o seu curso e/ou role de mergulho nesta época!
Aqui na Oceano sub, por exemplo,sempre temos a promoção de inverno que oferece um desconto em todos os cursos de mergulho. Então, se você está lendo este artigo nesta época do ano e quiser realizar o seu sonho de conhecer o fundo do mar ou aprimorar as suas habilidades de mergulho, entre em contato com a gente por este link para saber mais!
Se este conteúdo foi útil ou se você ficou com alguma dúvida, deixe um comentário e vamos conversar um pouco sobre como não passar frio no mergulho!