Respirar é algo tão natural para nós quando estamos fora d’água, sequer precisamos pensar para fazermos. Mas essa realidade muda quando vamos para a água porque a forma de respirar muda.
Na terra normalmente respiramos usando o nariz, mas no mergulho ele vai estar coberto pela máscara e usaremos exclusivamente a boca para respirar através do regulador. Você vai inspirar e o ar fluirá conforme a demanda que você puxar. Uma diferença que pode sentir é na umidade do ar, ele estará mais seco do que você está acostumado.
Com o que eu preciso me preocupar em relação a minha respiração durante o mergulho?
Em primeiro lugar relaxe e aprecie a experiência, com certeza você nunca experimentou nada parecido!
Uma regrinha muito importante é não prender a respiração, porque pode te trazer a sensação de falta de ar ou até causar hiperexpansão pulmonar por causa da diferença de pressão.
E por fim, respire lenta e profundamente, controlar o seu ritmo de respiração vai te ajudar na flutuabilidade embaixo d’água e ditar o seu nível de ansiedade, te proporcionando uma experiência ainda mais divertida.
Pronto para experimentar suas primeiras respirações embaixo d’água? Elas serão inesquecíveis e você se lembrará para sempre!