Hoje é o dia de monitorarmos os organismos incrustantes do terminal portuário da empresa BTP em Santos.
O trabalho na verdade começa no dia anterior, separando e checando todo equipamento de mergulho a ser usado na campanha.
As 6h30 da manha, já estávamos de pé e partimos rumo a Cubatão, local onde fica a marina onde pegamos o barco.
Chegamos na marina por volta das 8h30 e apos arrumar todo equipamento na embarcação, partimos rumo ao porto de Santos, mais precisamente ao terminal portuário da BTP.
Ao chegarmos nos deparamos com três navios atracados no terminal, o que para nós pode vir a ser um problema, uma vez que temos que aguardar autorização dos funcionários da empresa, que trabalham no setor do meio ambiente para no liberar para iniciar os trabalhos, e quanto mais navios, maior o tempo de espera.
Fizemos contato com o funcionário da empresa, que a essa altura já é nosso amigo, 4 anos de monitoramente, ele pediu que aguardássemos a liberação e apos 40 minutos boiando em frente o terminal fomos liberados para entrar.
Equipamentos montado e fomos para água, a água não estava muito boa, na 60 centímetros de visibilidade e temperatura a 20°, na verdade uma condição normal para os padrões do porto de Santos no inverno.
Iniciamos os mergulhos e sempre contando com o auxílio na superfície do nosso amigo e grande piloteiro Pedrão.
Depois de 1h45 de mergulho concluímos nossa missão do dia com êxito, após avisar nosso amigo do meio ambiente, retornamos para a marinas quase 13h já.
Ao chegar na marina, após desmontar e lavar todo equipamento, subimos a serra,
Acham que voltamos pra casa?
Não (rs), partimos direto para o bairro da aclimação para realizar a recarga em nossos cilindros, por que amanha não tem água salgada, mas tem aula em piscina, mas essa contamos em outra ocasião
Até a próxima,