Apesar da bela imagem de um casal apaixonado se beijando em baixo d’água, é possível que os dois mergulhadores em questão, mesmo durante esse belo beijo, estejam (com o perdão da palavra) mijados… rs
Só nós mergulhadores, sabemos o quanto, as vezes, é difícil segurar aquela vontade louca de fazer xixi enquanto mergulhamos, não é mesmo?
Já no curso de mergulho, costumamos dizer que existe dois tipos de mergulhadores, os que fazem xixi em suas roupas de mergulho e os que mentem. Claro que há exceções e também mergulho onde não fazemos xixi, mas uma coisa eu diria que podemos dizer que é fato, invariavelmente uma vez ou outra, vai acaber fazendo xixi na sua roupa de mergulho.
Mas a grande pergunta é porque temos essa vontade louca de fazer xixi, mesmo que seja em nossa própria roupa???
Por sermos mamíferos, temos o que chamam de reflexo de diurese por imersão em água, especialmente porque quase sempre a temperatura da mesma estará abaixo da temperatura corporal. Interpretando esta menor temperatura, temos uma vasoconstrição no tecido subcutâneo, e o sangue é direcionado para o centro do corpo, para evitar que “percamos” calor para á água.
Os rins acabam interpretando este excesso de volume e, literalmente, urinamos.
Com isso me vem outra pergunta em minha cabeça, isso pode nos fazer mal???
Segundo Dr. Gabriel Ganme ( Dr. Gabriel Ganme se formou em medicina em 1984 foi pioneiro no Brasil em diversas atividades relacionadas a medicina e ao mergulho), fisiologicamente esse xixi, em excesso, pode contribuir para uma possível desidratação, além do fator social (que a meu ver deixa de ser “social”, exatamente nessa hora..rs) aquele cheirinho desagradável quando volta do mergulho e tira sua roupa.
A dica com tudo isso é: HIDRATA-SE BEM, E LEMBRE DE TENTAR ESVAZIAR A BEXIGA ANTES DOS MERGULHOS.
Em breve voltamos com mais informações para vocês.
E se ainda não mergulha, não perca mais tempo e venha fazer um curso de mergulho com a Oceano Sub escola de mergulho.
Inté mais … 🙂